Já se passaram cinco anos desde que a Moto Morini passou para as mãos da Zhongneng Vehicle Group da China. E parece que após um início lento de trabalhos, a empresa está começando a aumentar sua produção e expandir sua gama de modelos.
Isso porque agora Morini está olhando para o mercado custom/cruiser, com projetos para um motor twin de 650 cc. Estamos falando de uma moto que pode rivalizar com a Vulcan S da Kawasaki.
O motor da novidade é originário da CFMoto e influenciado pelo twin paralelo 650 da Kawasaki. Um propulsor japonês que remonta a ER-6 e permanece em motos como a Vulcan S e Z650. E com 60 cv, a potência do chinês deve corresponder exatamente ao da custom 650 cc da Kawa.
De fato, o modelo Morini parece muito inspirado na Vulcan. Isso porque, o projeto adota um design de berço duplo muito convencional. Seu braço oscilante também é novo, feito de liga fundida e apoiado por amortecedores traseiros duplos.
E ao contrário de outros modelos da gama Morini, a custom apresenta uma transmissão final por correia. Mais limpas, silenciosas e com menos manutenção intensiva do que uma corrente, as correias há muito são preferidas pelos clientes de cruiser.
Quando se trata de um nome, a Morini atualmente se refere à nova moto apenas como ‘P16‘. Mas a marca poderia olhar para o passado, onde tem títulos mais atraentes. Na década de 1980, a empresa ofereceu dois modelos de cruiser, a Excalibur e a New York.
Os mais antigos tinham um estilo que se inclinava para uma chopper, em vez de cruiser. Exibiam garfo extremamente longo e cabeçotes altos, criando uma aparência que era ainda mais curiosa, enfatizada pelo pequeno motor V-twin que ambas usavam.