A Yamaha é uma das maiores marcas de motos no mundo e certamente você a conhece. Afinal, foi a primeira fabricante a se instalar no Brasil e vende mais de 200 mil motos por aqui anualmente.
Mas a história da marca vai muito além das duas rodas e passa por períodos e produtos quase inacreditáveis! Veja 5 coisas malucas que a Yamaha já fez.
Provavelmente você saiba que a Yamaha nasceu no século XIV, fabricando instrumentos musicais. Os primeiros foram os pianos, presentes até hoje no catálogo da japonesa.
Aliás, a Yamaha produz uma grande lista de instrumentos musicais, incluindo metais. E trompetes, claro. Curiosamente, o logo da marca foi criado por um trompetista, chamado John Shore.
A marca também fez equipamentos de tiro com arco, especialmente de 1959 a 2002. Vendidos em todo o mundo eles conquistaram nada menos de 6 ouros olímpicos.
A Yamaha já trabalhou em muitos projetos com a Toyota. Um dos primeiros (e mais icônicos) foi no motor do 2000 GT, o primeiro superesportivo japonês. Com 150 cv, ele passava dos 220 km/h... nos anos 1960!
Multicampeã na MotoGP, a Yamaha já esteve na F1. Foram mais de 100 GPs disputados, de 1989 a 1997, em equipes como Tyrrell e Arrows. Assim, foi ela quem iniciou a compactação dos motores, que dominaria a classe anos depois.
Bombando! Número de motociclistas no Brasil cresce 50% em 10 anos