Nem sempre a compra e venda de motos é uma tarefa fácil. Existem diferentes tipos de golpes no mercado visando arrancar dinheiro de motociclistas. Listamos os mais comuns. Fique atento.
Esse tipo de fraude nada mais é que um anúncio falso. Golpistas copiam informações de anúncios legítimos, incluindo fotos e descrição completa, e até negociam. Porém, somem assim que recebem o primeiro pagamento.
Esse golpe de compra e venda de motos consiste em oferecer consórcios supostamente sorteados ou contemplados Basta o interessado pagar algumas “taxas” de transferência ou pagamento para o negócio desandar.
Criminosos oferecem uma moto com anúncio tentador, alegando que o motivo da venda é em função do dono voltar ou ir para fora do país. Essa urgência e dificuldade de resolver possíveis pendências locais justificaria o ‘preço mais barato’ do bem.
Aqui os golpistas também apelam para a sensibilidade alheia, dizendo que a moto está sendo vendida em função do acidente de um filho ou qualquer outro episódio dramático. Para ‘se livrar do problema’, a família oferece a moto a um valor abaixo do mercado.
A forma mais popular é o famoso pedido de sinal, um valor adiantado para segurar a moto ou para um suposto documento, transporte ou simples reserva. Assim, mediante o pagamento, ele deixaria de oferecer a moto para outras pessoas e a reservaria ao pagador.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!