Uma nova portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo garantiu que seguirá sendo permitido rodar de moto na marginal. O novo prazo vai até 30 de junho de 2024, mas a regra ainda privilegia os modelos de alta cilindrada.
Portanto, os condutores de motos de 500 cm³ ou mais ganharam mais seis meses para circular em trechos das pistas expressas das Marginais Tietê e Pinheiros, das 04h do sábado às 22h do domingo e nos feriados das 04h às 22h.
A restrição às motos de baixa cilindrada chama a atenção. Isso porque a velocidade máxima permitida nas vias ainda pode ser alcançada por grande parte dos pequenos modelos.
A categorização das motos feita pela lei é curiosa. Ela afasta motos de até 500 cc das marginais, o que deixa de fora até modelos 'grandes' como as CB 500F e CB 500X. Essas Honda's tem motores de 471 cm³.
Outro modelo impedido de trafegar nas vias é a ZX 4R. Mesmo que possa atingir a velocidade da marginal em segunda marcha (e passe dos 230 km/h), a pequena Kawasaki tem 'apenas' 399 cc.
Por fim, seja cilindrada divulgada pela marca, tamanho cúbico exato do motor ou potência, uma coisa é certa: a lei deixa de fora as motos populares e motoboys – a maior parcela de motociclistas do Brasil…
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!