Quase todos aventureiros querem uma moto grande, confortável e moderna para viajar - mas poucos podem comprar modelos como a BMW 1250 GS (foto). É aí que surgem opções alternativas, como a SRT 750.
A SRT é fabricada pela QJ Motor, empresa chinesa que está com tudo no momento. Além de ser a dona da Benelli e parceira da Harley, está invadindo a Europa com vários lançamentos - incluindo a aventureira.
Na mecânica há motor de 2 cilindros em linha, 8 válvulas e 745cc, que gera 75 cv de potência e 6,8 kgf.m. de torque. O câmbio é de seis marchas.
O modelo conta com painel TFT com conectividade bluetooth, farol duplo e todas as luzes em LED. Para mais conforto, há protetores de mão e para-brisa com regulagem de altura.
A suspensão dianteira tem longo curso para absorver buracos e é da KYB. Já os freios ABS foram cedidos pela Bosch.
O design remete a modelos italianos como as Ducati Multistrada, mas a configuração com rodas 17" (e até itens como balança e chassi) lembram as Versys, da também parceira Kawasaki.
A missão é oferecer 'mais por menos'. Na Europa ela deve custar 7.900 euros (R$ 41 mil) - já com as malas, abaixo de concorrentes como NC 750X e Versys 650, que saem por 8.600 e 8.400 euros, respectivamente.
Difícil, mas não impossível. A Benelli já fez alguns ensaios, mas acabou não chegando. A QJ pode vir com marca própria ou através de parceiros, desde que queira expandir para cá também. Vamos ver.
BMW trabalha em versão esportiva das 'pequenas' 310, a RR