A BMW da América do Norte anunciou um recall de segurança para todas as motocicletas R 1250 GS, R 1250 GS Adventure e R 1250 RTP, fabricadas de 2019 a 2023. O motivo é devido ao risco potencial de quebra do eixo de entrada da caixa de câmbio.
Segundo a autoridade norte americana de segurança rodoviária, só nos Estados Unidos 18.489 motos participarão do recall, ou seja, 100% das motos comercializadas. Esse número passa das 200 mil unidades considerando todos os demais países.
Está num eixo de entrada do câmbio, que pode bloquear a roda traseira, gerando quedas. A cronologia desse recall da BMW começou em outubro de 2020, quando foram oficilizadas as primeiras reclamações.
Nos EUA, a solução envolve uma atualização do software da unidade de controle do motor nas motos afetadas, que será realizada gratuitamente pelas concessionárias. Inclusive, a marca interrompeu as vendas dos modelos afetados temporariamente.
Enquanto isso, os clientes devem parar de usar as motos e entrar em contato com as autorizadas e solicitar o serviço. A BMW também emitiu um aviso de Stop Sale (parar as vendas).
A BMW do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o recall das 1250 vendidas por aqui, o que deve acontecer em breve visto que ela costuma integrar ações globais de segurança da companhia.