Cream Section Separator
Red Section Separator

Verde e viva

Deseconhecida moto de Enduro? Conheça o insucesso da BMW

Cream Section Separator
Red Section Separator

A história da BMW Motorrad é repleta de sucessos. Modelos como R 1250 GS e S 1000 RR são referência em seus segmentos... mas nem todos já criados pela marca bombaram assim.

  Motos BMW

Cream Section Separator
Red Section Separator

É o caso de um modelo pouco lembrado da marca. Ele marcou a estreia da BMW no segmento das motos de enduro (off-road), tentando uma série de inovações. Mas não deu decolou.

  BMW com motos off-road?

Cream Section Separator
Red Section Separator

Em meados de 2009 a BMW era dona da Husqvarna e quis aproveitar essa relação para criar uma moto off road, mas que também seria emplacada para as ruas.

  G 450 X

Cream Section Separator
Red Section Separator

Outra marca entraria em cena. O motor de 450cc foi projetado na Alemanha, mas produzido em Taiwan pela Kymco, referência global em scooters.

  Alemanha, Suécia, Taiwan...

Cream Section Separator
Red Section Separator

O modelo tinha componentes... curiosos. O design era atípico, o tanque ficava sob o banco, a injeção de gasolina era em circuito fechado, a embreagem tinha discos minúsculos, o motor ficava 'pendurado' no chassi, vulnerável... 

  Inovações estranhas

Cream Section Separator
Red Section Separator

Porém, as inovações não foram bem recebidas no duro segmento off-road. A moto ficou com fama de problemática em diferentes aspectos e as vendas iam mal. Era preciso agir.

  Não bombou

Cream Section Separator
Red Section Separator

A BMW decidiu contratar o bicampeão mundial de Enduro, David Knight, para mostrar as capacidades da 450X. Não rolou. Ele não se acertou com a moto e deixou a parceria em menos de um ano.

  Deixa pro pai

Cream Section Separator
Red Section Separator

Diante de tanta turbulência, a marca desistiu da G 450 X e a retirou de linha já em 2010. Depois a Husqvarna foi comprada pela KTM, que não reaproveitou nenhum projeto inicado pela BMW.

  Triste fim

Cream Section Separator
Red Section Separator

Com poucas vendidas, é cobiçada entre as usadas e tem ar de raridade. Também, agrada pelos 41 cv e componentes de grife. Por aqui, é avaliada em aproximadamente R$ 20 mil (fipe) mas pode custar bem mais.

  Hoje tira onda

Cream Section Separator
Red Section Separator

Veja Mais

Vítimas da lei: motos que devem sair de linha no Brasil em 2023