A história da BMW Motorrad é repleta de sucessos. Modelos como R 1250 GS e S 1000 RR são referência em seus segmentos... mas nem todos já criados pela marca bombaram assim.
É o caso de um modelo pouco lembrado da marca. Ele marcou a estreia da BMW no segmento das motos de enduro (off-road), tentando uma série de inovações. Mas não deu decolou.
Em meados de 2009 a BMW era dona da Husqvarna e quis aproveitar essa relação para criar uma moto off road, mas que também seria emplacada para as ruas.
Outra marca entraria em cena. O motor de 450cc foi projetado na Alemanha, mas produzido em Taiwan pela Kymco, referência global em scooters.
O modelo tinha componentes... curiosos. O design era atípico, o tanque ficava sob o banco, a injeção de gasolina era em circuito fechado, a embreagem tinha discos minúsculos, o motor ficava 'pendurado' no chassi, vulnerável...
Porém, as inovações não foram bem recebidas no duro segmento off-road. A moto ficou com fama de problemática em diferentes aspectos e as vendas iam mal. Era preciso agir.
A BMW decidiu contratar o bicampeão mundial de Enduro, David Knight, para mostrar as capacidades da 450X. Não rolou. Ele não se acertou com a moto e deixou a parceria em menos de um ano.
Diante de tanta turbulência, a marca desistiu da G 450 X e a retirou de linha já em 2010. Depois a Husqvarna foi comprada pela KTM, que não reaproveitou nenhum projeto inicado pela BMW.
Com poucas vendidas, é cobiçada entre as usadas e tem ar de raridade. Também, agrada pelos 41 cv e componentes de grife. Por aqui, é avaliada em aproximadamente R$ 20 mil (fipe) mas pode custar bem mais.
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