A BMW parece estar trabalhando em uma nova moto esportiva. Os rumores apontam que se trata de um modelo com motor de três cilindros, numa espécie de mini S 1000 RR. Será?
A marca registrou a patente de um novo chassi, que utiliza o motor como parte integrante. Popularizada como Diamond Frame, a configuração é muito comum na indústria e busca redução de peso e ganho de rigidez. A própria S 1000 já adota o estilo.
Outra vantagem desse tipo de estrutura está em permitir que a moto fique mais estreita. Além disso, o bloco do motor tem rigidez significativa para a função.
Mais do que isso, permite um alívio de peso, uma vez que o tamanho quadro é reduzido – apesar da necessidade estrutural de reforço em algumas partes.
Quanto ao restante, tudo é mistério. A patente explorava apenas o chassi, deixando em aberto possibilidades para motor, suspensões e eletrônica;
Caso a configuração com motor de 3 cilindros se confirme, será um marco histórico. A BMW não faz uma esportiva assim desde o início dos anos 2000, quando criou um protótipo para MotoGP que acabou nunca alinhando no grid.
Descubra quanto vale sua moto na tabela Fipe!