Certamente, você já ouviu falar na Africa Twin, famosa big trail da Honda. O modelo teve várias gerações e está à venda em muitos países, inclusive o Brasil. Porém, talvez ainda não conheça a ‘mini Africa’, de apenas 50 cilindradas.
Esta é uma curiosa mini moto fabricada pela Honda nos anos 1990. Na verdade, não era uma moto em si, mas sim um kit de personalização para a Monkey. Um produto exclusivíssimo, disponível apenas no Japão.
O kit foi caprichosamente desenvolvido pela Honda para criar uma ‘mini Africa’. Assim, mudava completamente a aparência da pequena Monkey de 50 cilindradas e fazia menções diretas à big trail, com direito a farol duplo e tudo.
Sob as carenagens exclusivas, era uma Monkey padrão. Assim, tinha motor de 4 tempos e 49 cilindradas. O câmbio tinha 4 velocidades e a partida era a pedal. A alimentação, claro, por carburador. As rodas eram de 8″ e os freios, a tambor.
Diante de tanta exclusividade, logo o kit ‘Baja Africa’ virou um objeto de desejo de colecionadores. Há alguns dias, uma Monkey Africa 1992 foi a leilão nos EUA. Foi vendida por nada menos de 16.750 dólares! Cerca de R$ 92 mil em conversão simples.
Sabe o que isso significa? Que a mini moto custou mais que uma Africa Twin 1100 novinha! Nos EUA, a big trail custa ‘apenas’ 14.800 dólares. No Brasil, a big trail parte de R$ 81 mil.