Como você sabe, a Carteira Nacional de Habilitação é dividida em categorias, tendo uma divisão exclusiva para motos. É a CNH A, famosa 'carta para moto'
Com a CNH A você pode pilotar qualquer moto, independente do tipo, marca ou tamanho. Também pode rodar com triciclos e cicomotores - as famosas cinquentinhas.
O processo para obter a CNH A inclui apresentação de documentos, exame físico, avaliação psicológica, prova teórica e prova prática. Ao todo, leva cerca de 3 meses para ser concluído e custa aproximadamente R$ 2.000 (valor que varia entre estados e CFCs)
Vai ser preciso fazer 20 horas de aulas práticas antes da prova (incluindo 1h à noite). Infelizmente, tudo costuma acontecer apenas num pequeno circuito que tenta imitar situações cotidianas.
Prepare-se para várias pequenas namobras, que variam de um CFC para outro. As mais comuns são: • Largada • Labirinto • Costelas • Oito • Cones • Pranhca/Rampa
Fique tranquilo, você terá bastante tempo para memorizar todos os movimentos. Como são ações pré-estabelecidas (diferente do que você encontra no trânsito), não há dificuldade. Mantenha a calma, decore, treine, seja aprovado.
Também fique ligado com as ações que podem lhe reprovar, como não abaixar a viseira ou afivelar o capacete. Também tenha cuidado para não errar marchas, bater em cones ou pular etapas do circuito.
É fácil mandar bem na carta para moto. Veja detalhes dos obstáculos da prova, tudo o que pode lhe reprovar e outras dicas no link abaixo 👇👇👇
Aprilia traz nova concorrente dos PCX e NMax ao Brasil, mas preço assusta