A CB 500F teve mudanças interessantes em sua versão 2023, já à venda no Brasil. Elas deixaram o modelo mais leve e estável, favorecendo uma tocada esportiva.
Ocorreram basicamente 3 evoluções: nas suspensões, nos freios e nas rodas. Ainda rolaram 2 bônus: novas pedaleiras (em alumínio) e novo farol em LED, com 4 feixes de luz.
Aqui está a mudança mais significativa. A suspensão invertida da Showa é herdada diretamente da CB 650R - mas foi recalibrada para o modelo, claro.
Já o freio passou a contar com disco duplo na dianteira. Agora são dois discos de 296 mm com dois cálipers Nissin de quatro pistões. Se o poder de frenagem já era bom, agora promete mais.
Elas têm novo formato (com cinco raios em Y) e são mais leves, mas calçam pneus nas medidas já conhecidas. Assim, contribuíram para a dieta de 2kg pela qual a CB passou. Agora, pesa 174 kg a seco.
O motor não mudou. Segue o 2 cilindros em linha, DOHC, de 471 cc que gera 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque máximos. Apesar de manter os números, a 500F promete um ganho de desempenho graças às outras melhorias.
A 500F 2023 tem preço sugerido de R$ 39.100, mas é encontrada nas lojas por R$ 42.823 segundo a Tabela Fipe. O modelo conta com 3 anos de garantia e Honda Assistence 24h.
Aprilia traz nova concorrente dos PCX e NMax ao Brasil, mas preço assusta