A nova Honda 500 tem nova suspensão dianteira, sistema de freios com disco duplo na dianteira e rodas mais leves. Também ganhou novo farol e pedaleiras em alumínio.
O principal destaque é a nova suspensão dianteira. Herdada da CB 650R, ela conta com sistema SFF-BP, onde uma bengala guarda o amortecimento hidráulico e a outra tem o mecanismo da mola.
O poder de frenagem também foi aprimorado. Se até então a CB 500F tinha disco único na dianteira, agora com dois discos de 296 mm na frente. Eles têm dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial.
No restante, a CB 500F 2023 é idêntica à sua antecessora. Segue movida pelo já conhecido motor de 2 cilindros em linha, arrefecimento a líquido e 471 cm³, que gera 50,2 cv de potência.
O câmbio é de 6 velocidades e o tanque é grande, com capacidade para 17,1 litros de gasolina. Assim, garante boa autonomia, afinal seu consumo é de aproximadamente 25 km/l na cidade.