A partir de 2023 a MotoGP irá adotar as Sprint Race, hoje famosas na Fóruma 1. Porém, será em um formato diferente, que promete colocar fogo na temporada!
As Sprint Race são corridas curtas que rolam no sábado. Resumidamente, na F1 elas substituem os treinos classificatórios e definem o grid de largada para o domingo. Além disso, somam alguns pontos (até 3) no campeonato.
Na MotoGP elas também rolarão no sábado, mas serão verdadeiras 'mini corridas'. Terão 50% das voltas do domingo e vão somar 50% da pontuação na tabela, impactando diretamente a classificação geral.
Ou seja, se um piloto vencer a Sprint de sábado (12 pontos) mais a prova do domingo (25 pontos) ele vai concluir o final de semana com 37 pontos a mais na classificação... Isso vai colocar fogo no campeonato!
E como classifica? Os pilotos continuarão fazendo treinos livres (3) e cronometrados, que definem a ordem de largada do sábado. Já o resultado da Sprint define a ordem do grid para o domingo.
As Sprint Race estão dividindo opiniões na MotoGP. Alguns acham que vão contribuir para a competitividade, mas outros pensam que irão exigir demais dos pilotos e bagunçar a classificação.
Quais serão os pilotos e as equipes na MotoGP em 2023