A Suzuki vem trabalhando em um novo motor médio de 2 cilindros. Se antes a marca ficou famosa por suas usinas com 2 cilindros em V (como na V-Strom 650 e Gladius), agora ela parece entrar na onda dos motores de 2 cilindros em linha.
Em 2013, a Suzuki apresentou a moto conceito Recursion turbo, no Tokyo Motor Show. Uma máquina de 588cc equipada com um turbo de baixa pressão. Dois anos depois, um desenvolvimento desse motor, apelidado de XE7 foi mostrado no evento de Tóquio, em 2015.
Nesta última ocasião, o motor ainda tinha um turbo, mas teve sua capacidade aumentada para 700cc. Desde então, houve uma lista de patentes registradas, mostrando desenvolvimentos turboalimentados e normalmente aspirados.
Agora um protótipo em fase final foi flagrado durante testes, em Passo do Stelvio, na Itália. Foi a primeira aparição do motor 700cc em uma moto aventureira. Ao que tudo indica, trata-se de um novo modelo projetado para substituir a atual V-Strom 650.
O novo motor deve equipar muitos modelos da Suzuki, com motos de diferentes propostas. E uma das favoritas para ganhar o propulsor é a subsituta da V-Strom 650, que deve mudar de nome, claro.
A aventureira poderia ser uma rival direta da Tenere 700. Na Europa, o mercado de modelos de uso misto está fervilhando de opções, incluindo motos como KTM 890 Adventure, BMW F750GS e F850GS, Aprilia Tuareg 660 e a Kawasaki Versys 650, todas com motores em linha.
A moto aventureira da Suzuki flagrada é apenas o primeiro modelo a aparecer com essa nova plataforma de motor. Espera-se que a nova linha da marca japonesa inclua uma roadster e até uma moto esportiva – usando o mesmo motor.