A principal competição de rali do planeta, o Dakar, se prepara para um feito inédito. Uma moto elétrica, Discanto, da fabricante italiana Tacita, irá participar da edição 2024
A princípio, o protótipo da moto elétrica Tacita Discanto, do qual existem apenas dois exemplares, foi montado em tempo reduzido para incorporar as mais recentes inovações tecnológicas e aproveitar as últimas descobertas do programa Tacita Formula Corsa.
Este desenvolvimento faz parte do projeto Dakar em eliminar as motos e veículos à combustão até 2030. Ou seja, a categoria visa se tornar 100% sustentável até essa data.
A moto elétrica não irá concluir a prova completa junto das demais fabricantes e competidores. Isso porque o protótipo serve apenas como teste inicial, na categoria Dakar Future – Mission 1000. Essa categoria irá contar apenas com veículos não carbonizados.
O design aerodinâmico do Discanto “Dakar” é fruto do trabalho minucioso no túnel de vento. Pierpaolo Rigo e sua equipe focaram em criar um protótipo que não só enfrentasse os desafios do Dakar, mas também servisse como um teste para a eficiência.
Um dos destaques das motocicletas Tacita Discanto é o sistema BATTERY SWAP, que permite aos pilotos trocar rapidamente as baterias gastas por outras carregadas. Isso garante maior autonomia e também melhora a eficiência da prova.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!