Na hora de abastecer ou de levar na oficina, as motos populares são sinônimo de economia... mas podem gastar ainda menos combustível se você estiver atento a alguns detalhes.
Nem sempre a moto menor é a mais econômica. Se você encarar muitas rodovias ou velocidades na casa dos 100 km/h, é possível que uma 250cc gaste praticamente o mesmo que uma 150/160cc - e lhe trará mais conforto e segurança.
Conte com a manutenção preventiva básica. Pneus bem calibrados, kit relação em bom estado e devidamente lubrificado e filto de ar limpos já ajudarão sua moto a rodar com mais suavidade - e a gastar menos combustível.
Evite economias pouco inteligentes na troca de componentes básicos, como vela, filtro de ar, pneus e kit relação. Prefira produtos com qualidade superior, que irão durar mais e ajudar a moto a rodar com mais suavidade.
Evite aceleradas desncessárias, como quando está parado no sinal. Isto só aumenta a rotação do motor, fazendo com que ele trabalhe (e gaste) mais
Ouvir o motor trabalhar em altas rotações é legal, mas lembre-se que esportividade não rima com economia. Para melhorar o consumo da sua moto, não estique as marchas - troque sempre perto dos 3 ou 4 mil rpm.
Abasteça apenas nos seus postos de confiança. Gasolina adulterada fará com que a sua moto gaste mais e ainda pode prejudicar o motor ou sistema de injeção. Evite este prejuízo
Se a sua moto é flex fique atento ao preço do etanol, que pode ser vantajoso. Vale a pena com álcool’ se o combustível custar o mesmo (ou menos) que 70% do valor da gasolina.
Claro que queremos sempre o menor consumo, mas não exija números inalcançáveis de sua moto. Lembre que as motos são naturalmente econômicas, com alguns modelos fazendo até mais de 50 km/litro. E ainda tem manutenção em conta.