Há quase 100 anos, uma moto da Harley foi transformada em um ‘mini tanque de guerra’! Confira mais detalhes dessa máquina que foi esquecida pelo tempo.
Imagine uma Harley-Davidson equipada com uma metralhadora 8×58 Madsen operada por sidecar. Parece coisa de filme! Porém, na década de 1930 uma moto da Harley foi transformada, de fato, em ‘mini tanque de guerra’.
Como você imagina, à medida que as motocicletas se tornaram mais comuns no campo de batalha, a empresa procurou oferecer mais proteção para elas no front. Assim foi criada a primeira motocicleta blindada: L-190.
Para a L-210, o 6.5mm da pioneira L-190 foi trocado por um Madsen de 8 mm. Além disso, a moto ganhou uma armadura soldada, em vez de rebitada como era na L-190. Em resumo, o novo modelo usava placas de 4,5 mm de espessura.
Apesar da moto Harley parecer um ‘mini tanque de guerra’, sua armadura não era o suficiente para parar os calibres de um rifle. Entretanto, suas chapas com ângulos dispersos poderiam, com sorte, desviar alguns tiros.
Outro porém da moto é que, por causa de toda essa armadura, ela pesava muito: quase 725 kg. Isso significava que, apesar do tamanho do motor, a velocidade máxima não chegava aos 50 km/h.
Como você pode imaginar, a máquina não era exatamente um recurso muito útil no campo de batalha. Lenta, pesada, pouco segura e cara, a moto teve seu projeto deixado de lado. Assim, o modelo nunca foi produzido em massa.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!