O segmento está bombando! Em 2022 foram quase 1,4 milhão de motos novas vendidas, volume que não víamos há sete anos. Mas qual a direção desse crescimento?
Alguns setores se destacaram, mas eles são curiosamente opostos. De um lado tivemos recordes em marcas premium e, do outro, crescimento nos modelos mais baratos do mercado.
Nas motos premium temos casos com o da BMW, líder do nicho. Com opções entre R$ 37 mil e R$ 326 mil, a marca vendeu mais de 12 mil motos em 2022. O maior sucesso foi a R 1250 GS, que custa de R$ 94 a R$ 131 mil.
No outro extremo há os ciclomotores. Enquanto o setor em si subiu 'apenas' 17,7% em 2022, o nicho das motinhos baratas de até 50cc disparou 53,5%.
No ano, foram mais de 23,5 mil emplacamentos de cinquentinhas. Para comparação, em 2020 eram apenas 6,5 mil.
Impulsionadas por modelos como a 1250 GS, as big trail também estão bombando. Foram 24,8 mil emplacamentos (em 2020 eram somente 10 mil).
A expectativa do mercado é seguir crescendo em 2023, com mais de 1,5 milhão de motos produzidas. Só a Honda, líder isolada, quer fabricar mais de 1,1 milhão.
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