Nas últimas semanas a Honda apresentou a nova geração da Hornet, que já está chegando nas lojas da Europa. Porém, o modelo levantou polêmicas...
A maior crítica é ao motor. O modelo possui um bicilíndrico de 755cc, enquanto o motor de 4 cilindros em linha é uma marca assinada da Hornet desde seu lançamento em 1996, passando por todas as versões (de 250cc a 900cc).
Diante da 'blasfêmia' de equipar uma Hornet com motor de 2 cilindros, muitos acham que a antiga CB 600F era melhor. Mas, do ponto de vista técnico, será mesmo?
Neste quesito, vitória da nova 750. Ela conta com iluminação full LED, modos de pilotagem, acelerador eletrônico, painel TFT e até antiwheelie. A antiga Hornet tinha apenas ABS (e só depois de determinado ano).
Outro ponto criticado da nova Hornet. A CB 750 se parece muito com modelos menores (como a CB 500F da foto), desvalorizando um nome anteriormente ligado apenas a motos grandes e potentes.
Aqui a briga é boa. Se a antiga Hornet entregava 102 cv, a nova chega perto (com 91 cv). Mas no torque o jogo muda: são 7,5 kgf.m de nova contra 'apenas' 6,5 kgf.m da antecessora. A 600F também era cerca de 8 kg mais pesada.
A imagem da Hornet sempre esteve ligada ao desempenho, então é curioso pensar que agora ela se preocupa com o consumo. Mas que é econômica, é. Segundo a Honda, a nova 750 faz cerca de 23 km por litro.
Outra curiosidade: a nova Hornet é 'barata'. Isso porque custa menos até que motos menores da marca. Na Europa, ela custa 7.900 euros, enquanto a CB 650R sai por 8.200 euros. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 40 mil e R$ 42,2 mil.
E o Brasil? A Hornet 600F fez um sucesso estrondoso no país, mas a nova 750 ainda não foi confirmada ao nosso mercado - o que acreditamos que acontecerá nos próximos meses.
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