A chegada da aguardada Sahara 300, nova geração da XRE, agitou o mercado das motos nesse fim de 2023. Mas será que a novidade é melhor que a veterena Lander 250?
A nova geração da XRE 300 quase nada tem a ver com a antecessora. É uma moto nova, baseada na CRF 250F (lançada em 2018) e com motor e outros componentes da CB 300F Twister (2022). É, de fato, um produto novo.
Já a Lander é conhecida de todos. Em 2018 ganhou novo visual e eletrônica, mas o projeto remete a 2006, ano que a primeira geração chegou ao nosso mercado. É conhecida pela robustez e versatilidade.
Com um projeto 10 anos mais novo, a Sahara 300 tem uma série de vantagens. Primeiro, na eletrônica: tem ABS nas duas rodas, painel completo, embreagem assistida e deslizante, tomada USB-C e iluminação full-LED. Nada disso há na Lander.
A lista segue com itens mecânicos. A Sahara tem mais potência (25,2 cv e 2,74 kgf.m de torque; contra 20 cv e 2,1 kgf.m) e o aguardado câmbio de 6 velocidades.
Porém, nem de longe a Lander é uma moto ruim. Entre seus pontos positivos está a durabilidade do motor, quase indestrutível. Também é ágil, versátil e econômica.
Entre as vantagens diretas sobre a Sahara está o pós-venda. A Lander tem 4 anos de garantia (contra 3 da Honda) e Revisão Preço Fixo. Na prática, o consumidor fica mais tranquilo na hora da compra.
Por enquanto, não é possível dizer qual delas anda mais e gasta menos. Só será possível um comparativo de consumo e desempenho após a chegada da Sahara nas lojas. Por enquanto, essa questão fica em aberto.
A escolha entre Sahara 300 e Lander 250 passa obrigatoriamente pelo preço. Uma Yamaha 0km custa, em média, R$ 26.700 nas lojas (fipe).
Já a Sahara terá seu preço sugerido revelado dia 24 de novembro. Porém, as concessionárias têm liberdade para precificar seus produtos. Por isso, uma média de mercado deve ser conhecida apenas em meados de janeiro.
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