Quando uma nova moto chega ao mercado, há a expectativa natural de que ela seja superior à sua antecessora. Mas isso de fato aconteceu com o lançamento da Honda? A Sahara 300 é realmente melhor que a XRE 300?
Chamada comercialmente da Sahara 300, a nova trail tem uma missão clara: dar sequência ao sucesso de vendas da XRE. Por isso, promete ser superior em praticamente todos os quesitos.
Aqui, a nova Sahara é muito superior à XRE. Tem câmbio de 6 velocidades, embreagem assistida e deslizante, painel com mais funções, sistema ESS, tomada USB-C e iluminação full-LED atualizada.
A XRE tem números um pouco superiores, mas a Sahara leva vantagem pelo motor mais moderno, suave e resistente. Na ficha técnica são 25,6 cv e 2,8 kgf.m de torque contra 25,2 cv e 2,74 kgf.m.
A XRE era baseada na XR 250 Tornado, de 2001. Já a Sahara herda o chassi da CRF 250F, de 2018. Por isso, promete ser mais ágil, estável e 'esperta'.
Ainda não temos uma média do valor cobrado pela Sahara nas lojas, mas no preço sugerido a XRE era cerca de 10% mais barata. Aproximadamente R$ 25.300 contra R$ 27.900.
Teoricamente, a Sahara 300 é uma verdadeira evolução da XRE, superior em quase todos os aspectos. Porém, esse veredito ainda precisa de um teste completo com o modelo - que devemos fazer em breve.
Claro que não. Suas virtudes (como versatilidade e conforto) seguem vigentes. Ou seja, uma boa opção de usada - especialmente na 'segunda geração', após 2019, quando recebeu várias pequenas melhorias.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!