O Forza 350 é o novo scooter da Honda no Brasil. Apesar de mais potente e caro ele não escapa da briga dos scooter médios, nicho dominado pelo Yamaha XMax 250. Mas qual é o melhor?
Já o XMax chegou por aqui em 2020 e logo atropelou a então liderança do Dafra Citycom 300. Apostando na relação custo e benefício vem vendendo mais de 5 mil unidades por ano no país.
Vitória do Forza. Os dois motores são parecidos, mas o Honda é maior e mais potente. São 330cc, que geram 29,2 cv de potência e 3,2 kgf.m de torque. Já no XMax são 250cc e 'apenas' 22,8 cv e 2,5 kgf.m.
Apesar do motor menor, o XMax é maior que o Forza. É 4 cm mais longo e 10 cm mais alto (mas 5 kg mais leve), reforçando o porte de 'scooter grande'. Se impressionar os vizinhos é importante para você, cogite o Yamaha.
Ambos são modernos, agressivos e com excelente nível de acabamento. Além disso, tanto as famílias XMax quanto Forza já tiveram seus designs premiados no exterior. Aqui, empate.
Há bons pacotes nos dois, compartilhando: controle de tração, freios ABS, chave presencial (smartkey), espaço generoso abaixo do banco, porta treco nas carenagens e tomada para carregar o smartphone.
Além de mais potente, o Forza tem uma exclusividade em comparação com o XMax: parabrisa com ajuste elétrico - e que pode subir até 18 cm! No Yamaha ele é fixo.
O XMax tem preço sugerido dentro do padrão do nicho, R$ 29.990 (Fipe: R$ 31.565). Já o Forza 350 é bem mais caro, com PPS de R$ 47 mil. O alto preço é reflexo dos custos de importação.
Você não se importa em pagar mais por um scooter mais potente? Vá de Forza. Prefere apostar na boa relação custo e benefício (se aproveitando de uma diferença de R$ 17 mil), opte pelo XMax.
Melhor que Himalayan? Royal Enfield trabalha em nova aventureira