Existem muitos mitos em torno do assunto capacete de moto. Não raro, motociclistas ficam em dúvida se um fato é verdade. Por isso, separamos alguns dos tópicos que mais causam confusão aos recém-chegados no maravilhoso mundo das duas rodas.
Tudo depende do tamanho da queda. Uma leve batida ou queda de uma distância quase mínima não danifica o item, porém, segundo fabricantes, o capacete deve ser substituído após qualquer choque - como quando ele cair da mesa da cozinha, por exemplo.
Mito, afinal não necessariamente um material caro e requintado é melhor. É claro que matérias como a fibra de carbono são referências como uso até em competições. No entanto, não necessariamente você vai precisar de um. Cada material tem sua particularidade.
Nem sempre. É claro, um item com materiais de qualidade e maior performance em testes de segurança exigidos custa mais. Mas, por vezes o preço alto se deve mais ao requinte estético e status da marca que ao nível de segurança.
Sim! O peso de um capacete pode fazer a diferença. Imagine o que são 200 gramas em uma viagem de longas horas. Dependendo da posição de pilotagem e garupa da moto, a influência pode ser ainda maior.
Aqui no Brasil, todos os capacetes têm que ter o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). E segundo o INMETRO, a validade do capacete é indeterminada. Porém, a recomendação é a troca a cada 3 e 5 anos.
Descubra quanto vale sua moto na tabela Fipe!