A Roctane foi apresentada nesta semana como a quinta variação da R 18, que já era encontrada nas versões standart, Classic, Bagger e Transcontinental. O modelo já está disponível em vários mercados do exterior, com as primeiras unidades devendo chegar nas lojas em junho.
A Roctane segue movida pelo conhecido motor de 1.802 cm³, o maior boxer já produzido em larga escala pela BMW. Ele entrega 91 cv de potência e 16 kgf.m de torque máximos, a 4.750 rpm e 3.000 rpm. O câmbio é de 6 marchas, com transmissão por cardã, paddle shifter e estribos.
O chassi é o mesmo da R 18 padrão, construído em tubos de aço. A suspensão dianteira é telescópica enquanto a traseira é monoamortecida. Na balança, a novidade é quase 30 kg mais pesada que a versão padrão: são 374 kg, já pronta para rodar.
Na Europa, o preço é próximo aos 25.500 euros, já com as malas laterais. Por lá, a R 18 básica inicia em 21.600 euros (cerca de R$ 136 mil e R$ 115 mil em conversão direta, respectivamente).
Nos EUA, a versão de entrada parte dos 14.995 dólares (perto de R$ 92 mil e R$ 74 mil). A BMW ainda não informou se trará a nova Roctane ao país. A R 18 é oferecida apenas em sua versão básica por aqui, com preço sugerido de R$ 139.900.
Descubra quanto vale sua moto na Tabela Fipe!