A Ducati já havia apresentado a mudança mais significativa na plataforma Panigale V4, quando lançou as V4 e V4 S. Motos com aerodinâmica, ergonomia, motor de corrida e, o mais importante, eletrônica revisada.
No entanto, a fabricante guardou o melhor para o final, quando apresentou agora a Panigale V4 SP2. A esportiva de primeira linha é uma versão mais sofisticada da família Panigale V4.
O motor Desmosedici Stradale V4 de 1.103 cc, derivado da MotoGP, continua sendo a estrela. Uma usina que entrega 215,5 cavalos a 13.000 rpm e torque de 12,6 kgf.m aos 9.500 giros.
A nova Ducati Panigale SP2 utiliza as mesmas curvas de torque de marcha a marcha e tem quatro modos de potência (Full, High, Medium e Low) para domar o motor V4.
A embreagem seca STM-EVO SBK é derivada das máquinas do WSBK. O sistema oferece uma função anti-empinada mais eficiente, para reduções de marcha agressivas, antes da entrada de curvas.
Junto dos modos de condução Street e Sport padrão, existem perfis orientados para a pista (Race A e Race B), além de uma opção de exibição Track Evo, que se adequa ao circuito.
Apoiando esse potencial, a moto tem quadro frontal de alumínio que aproveita o Desmosedici Stradale como parte integral. O chassi também se beneficia do garfo invertido na dianteira Öhlins NPX 25/30 e amortecedor traseiro TTX36.