A Honda lançou sua nova 300cc no exterior, a CL 300. O modelo scrambler chama a atenção pelo design, pouco convencional e ainda raro em mercados como o brasileiro.
Desta forma, a CL300 tem como base para sua estrutura principal e até para o motor, o mesmo conjunto da Rebel 300. No entanto, a scrambler usa uma subestrutura mais alta.
Vale lembrar também que a Honda Rebel 300 usa um chassi diferente da CB 300R, uma também curiosa street retrô à venda no exterior. Com isso, a CL é baseada de fato na plataforma da Rebel e não na CB.
Ou seja, com essa receita a nova Honda 300cc ganhou um visual pouco convencional – e até polêmico. Entre as críticas, está a volumosa saída do escapamento, consumindo grande espaço sob o banco.
O assento, bastante estreito, também é alvo de críticas. Além disso, o motor menor deixa espaços em branco em seu entorno. Assim, a moto ficou menos proporcional que a CL 500, por exemplo.
A CL tem peso de 172 kg, o que a deixa quase 19 kg mais leve que a Rebel 300. O motor de ambas as motos é o mesmo, um monocilíndrico de 286 cc com refrigeração líquida produzindo 25,7 cv, com câmbio de 6 velocidades.