Separamos uma lista de modelos da YBR/Factor que mais marcaram a trajetória da linha no Brasil.
A YBR 125 ED foi a versão mais completa que a linha, que ficou de 2000 a 2008. A motocicleta usava motor de 125 cc, 12,5 cv e 1,19 kgf.m de torque.
Em setembro de 2008 é anunciada ao mercado as novas YBR 125 Factor. Com um novo visual, a Factor lembrava a sua irmã maior Fazer 250, e características técnicas exclusivas.
A Yamaha anunciou em 2014 uma nova versão para o seu sucesso de vendas. A K1 foi o modelo de entrada da YBR 125 Factor, uma moto “capada”. Não tinha cavalete central, marcador de combustível, freios a tambor, partida à pedal...
A Factor 150 abandona a sigla YBR e ganha novo motor, vindo da sua parente YS Fazer 150. O motor já vinha com o sistema BlueFlex capaz de produzir até 12,2 cv e torque de 1,285 kgf.m. No etanol, oferece 12,4 cv e 1,295 kgf.m de torque.
A Fazer 150 surge em 2014 e batia de frente com a CG 150 e 160, mas nunca chegou a ultrapassar ela em número de vendas.
Em 2017 a Yamaha aposentou o carburador e adicionou a injeção eletrônica na YBR 125, que ganhou a letra “i” como indicação dessa nova tecnologia. A potência aumentou nessa geração, passando para 11 cv e torque de 1,15 kgf.m.
A Yamaha Factor 150 2025 teve o visual renovado e manteve seu motor de 149cc. Hoje essa moto é vendida pela Yamaha a partir de R$ 18.490.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!