Quando falamos em 'grandes marcas de motos' logo lembramos de nomes como Honda, Yamaha e Suzuki. Porém, algumas gigantes do cenário mundial são quase desconhecidas aqui no Brasil. Quer ver?
A indiana Hero nasceu de uma parceria com a Honda, nos anos 1980, que durou até 2010. A marca seguiu crescendo e hoje é a segunda maior do mundo em volume de vendas, atrás apenas da Honda, com nada menos de 5,4 milhões de unidades em 2022.
Parceira de Dafra e Mottu aqui no Brasil, a TVS é a sexta maior fabricante do planeta, com 2,8 milhões de unidades em 2022. Além do grande poder na Ásia, a indiana ainda é parceira de marcas como BMW.
Pode chamar de Loncin, Chongqing, Voge, Viper. A gigante chinesa está presente em diversos continentes e sob vários nomes. Ela fabricou 1,7 milhão de motos em 2022, lhe colocando como a nona maior do mundo. Também faz motores e scooters da BMW.
A Lifan é conhecida dos brasileiros, pois já vendeu seus carros por aqui. No entanto, a empresa chinesa também produz motos. Ano passado a Lifan vendeu 1,6 milhão de unidades, lhe colocando entre as 10 maiores fabricantes do mundo!
Segundo dados de 2022, as maiores marcas do mundo são: Honda (17,5 milhões de unidades), Hero (5,4), Yadea (5), Yamaha (4,5), Bajaj (3), TVS (2,8), Suzuki (1,8), Haojue (1,8), Loncin (1,7) e Lifan (1,7).
Descubra quanto vale sua moto na Tabela Fipe!