A Kawasaki parou sua fábrica no Brasil. A interrupção da unidade da marca japonesa, no Polo Industrial de Manaus (AM), atingiu a produção de motos da empresa. Entenda mais detalhes sobre o que está acontecendo.
Ao final do mês de setembro, a Kawasaki informou que a sua produção de motocicletas seria interrompida. Ou seja, a unidade fabril nacional da marca japonesa entra em recesso no período de 1º a 18 de outubro de 2024.
De acordo com a marca, durante esse período, a Kawasaki adotará o regime de férias coletivas para os colaboradores, envolvidos diretamente na produção de motocicletas. A medida foi tomada devido às dificuldades logísticas no transporte.
A marca depende de insumos vindos do exterior, que utilizam o Canal do Panamá como rota marítima. O canal atualmente enfrenta uma seca severa, afetando o fluxo de mercadorias e comprometendo o abastecimento de materiais necessários.
A Abraciclo segue monitorando a situação das unidades fabris no polo industrial de Manaus. Não somente o Canal do Panamá, mas também a própria região do polo nacional sofre com os desafios da seca.
Segundo a entidade, em tempos de estiagem, as rotas alternativas sempre voltam à tona quando se fala nos impactos na cadeia logística.Enfim, uma das principais questões recorrentes é a BR-319, que carece de investimentos para a integração ao território nacional.