A Bajaj mudou o motor da Dominar 400 no Brasil. Segundo a marca, as alterações vieram em função de exigências de novas normas de emissões no exterior.
O motor da Bajaj Dominar 400 passou por uma mudança em nosso mercado. Agora o modelo passa a ter somente 1 vela, substituindo a configuração anterior que possuía 3 velas de ignição.
Segundo a marca, essa alteração foi motivada devido a novas normas de emissões, como o Euro 5 – da Europa – e o BS6 – da Índia. Essas normas são a base da homologação de veículos aqui no Brasil.
As exigências requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx).
No restante, tudo igual. Ou seja, a Bajaj Dominar 400 segue movida pelo motor monocilíndrico, arrefecido a líquido e com 373 cc. Entrega 40 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque, a 8.800 e 6.500 rpm.
Na Índia, a Bajaj lançou a NS 400Z (foto) e anunciou que a Dominar 400 terá uma nova geração, mais leve e melhor equipada. Porém, não há previsão de quando o modelo ganhará forma - muito menos de quando virá ao Brasil.