Os radares de trânsito estão em constante evolução, apresentando sistemas automáticos cada vez mais eficientes abrangentes. Uma novidade é voltada a emissão de ruídos.
Desde 2019 acontecem testes com radares que podem multar motos e carros barulhentos, especialmente na Europa. Entre as cidades que recebeu os equipamentos está Paris, na França, onde ficaram famosos como 'Medusa'.
Nos últimos meses o sistema tem sido adotado em novas regiões do Continente. Assim, há chances de que em breve venha ao Brasil, apesar de não haver informação oficial a respeito por enquanto.
A maioria é automática, mas há os radares de ruído semiautomáticos. Eles funcionam como os radares móveis de velocidade, mas focados em veículos barulhentos. O Reino Unido, por exemplo, já investiu R$ 1,7 milhão em equipamentos.
Mas o que justifica os investimentos nesses radares? Segundo autoridades europeias, os sons do trânsito urbano estão ligados a vários problemas de saúde pública, como distúrbios do sono e até problemas cardíacos.
Porém, a popularização dos radares esbarram em algumas barreiras técnicas, ligadas ao processo de medir os níveis de ruídos. Também há dificuldades legais, uma vez que as legislações costumam ser complexas neste assunto.
Chega de espera: sistema quer reduzir tempo para recarga de baterias