Caras, beberronas e obsoletas… Essas podem ser as três ‘propriedades’ que fadaram as motos Hercules W-2000 ao esquecimento de alguns. Entretanto, essas curiosas motos são raras... foram as primeiras equipadas com motor rotativo Wankel!
Mas não é surpresa saber que de 1974 a 1977 apenas 1.800 unidades foram fabricadas, em duas variantes do modelo. Eram máquinas que entregavam de 27 a 32 cv a 6.500 rpm e 3.3 kgf.m de torque a 4.500 rpm.
Uma moto excêntrica, com sua beleza diferente, mas também um fracasso auto-imposto. Mas tudo isso não impediu que o customizador norte-americano Greg Hageman construísse uma café racer cheia de estilo com uma velha motocicleta movida pelo Wankel.
O projeto da café racer com motor rotativo manteve o chassi e o propulsor da velha W-2000, as linhas únicas da Hercules não exigem muitas mudanças. O tanque e as grandes tampas laterais da customizada são originais.
Hageman comprou a motocicleta para o projeto vinda da coleção de seu próprio sogro. E entre as modificações estão algumas peças da Yamaha. O garfo vem de uma XS 650, revisado pela Racetech, assim como o freio a tambor.
Novos suportes das molas traseiras foram presos no braço oscilante tubular original. Os pneus são da marca britânica Avon. Mas o destaque fica por conta da pequena carenagem em formato de concha, com para-brisa em formato de cúpula na frente.
A dianteira tem farol de LED, mas que exala o espírito da velha escola, ao estilo de modelos como a Moto Guzzi LeMans. Neste conjunto ainda está uma unidade com conexão Bluetooth, com sistema da Motogadget.