Único exigido por lei, o capacete é o item de segurança mais básico para andar de moto. E também o mais importante para a integridade física de quem roda sobre duas rodas.
Felizmente, os capacetes evoluíram muito em segurança e design. Hoje há inúmeras marcas e modelos, com diferentes tipos. Arrasta pro lado e veja quais são os mais populares.
Como o nome sugere, este tipo de capacete protege toda a cabeça do motociclista - com viseira cobrindo apenas uma estreita faixa na região dos olhos. São os mais populares e, também, os mais seguros.
Populares entre os scooteristas, ganha pontos por ser o mais ventilado de todos. Mas também é o menos seguro. Aqui, queixo e face estão totalmente expostos e não serão poupados em qualquer queda.
Articulado, escamoteável, modular, 'Robocop'. É o favorito dos policiais por permitir abrir a parte frontal (viseira) - facilitando o acesso ao rosto sem precisar tirar o capacete. Via de regra, é quase tão seguro quanto o integral.
Seguro (por cobrir todo o rosto) e bem-ventilado (por criar um fluxo de ar a frente da face), é usado pelos praticantes de trilhas e off-road. Deve ser usado com óculos externo - mas também há modelos com viseira inclusa.
Não economize no item que mais irá lhe proteger ao andar de moto. Opte por marcas e modelos de qualidade. Aqui no Motonline usamos sempre marcas como LS2, Norisk e AGV, mas há outras tão boas quanto.
Um capacete para andar de moto pode custar mais de R$ 5 mil nos topo de linha, mas no dia a dia não é preciso gastar tanto. Com cerca de R$ 500 já é possível encontrar boas opções.
O que fazer (e quanto custa o ingresso) no Festival Interlagos 2022