Vamos falar aqui sobre a altura mínima para andar de moto, se há um número necessário ou recomendado. Felizmente, o universo das duas rodas é para todos, inclusive para quem não tem os 1,90 m e olhos azuis do Chris Hemsworth.
Não existe uma altura mínima para pilotar motos prevista em lei, então não é possível taxar que pessoas com menos de altura X não possam rodar por aí.
Ao invés de focar num indicador quantitativo (o número da altura), priorize um valor qualitativo. Estamos falando da capacidade do piloto de segurar e manusear a moto, especialmente em baixas velocidades ou na hora de estacionar.
Claro que quanto maior a área de apoio do motociclista com o solo mais ele terá firmeza (e força) para imprimir sobre à moto. Por isso, é indicado que o motociclista fique com os dois pés totalmente apoiados no chão ao ficar de pé sobre a motocicleta.
Isto não é uma regra, apenas um indicador. Se o piloto em questão tiver experiência e habilidade suficientes, ele conseguirá fazer qualquer manobra com tranquilidade ainda que seu apoio no solo seja limitado.
Sempre que pensar 'sou baixo demais para pilotar' pense em Gaston Rahier. Ele media 1,60m, pilotava uma enorme BMW e foi campeão do Rally Paris-Dakar... duas vezes! Lembre-se: habilidade importa mais que altura.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!