Nascida em Pernambuco, a Voltz Motors é a principal marca de motos elétricas do país. Nasceu como startup - em 2017, recebeu generosos aportes financeiros e acaba de inaugurar um fábrica em Manaus (AM).
A fábrica possui 11 mil m² e tem capacidade de produzir 15 mil motos/mês - ou 180 mil motos por ano! Para comparação, isso é perto do volume de vendas anual da Yamaha no país (mas uma coisa é conseguir fabricar e outra é vender, claro).
Porém, a Voltz pretende começar montando 2 mil motos/mês neste início de operação e ampliar conforme a demanda. Os trabalhos começaram ontem, 6 de junho.
Atualmente a marca oferece três modelos: EV1 (scooter) e duas versões da street EVS. Também há o Miles, um triciclo para entregas. Até 2023 devem surgir mais 5 modelos, incluindo trail e esportiva.
É lá que fica o PIM (Polo Industrial de Manaus), que garante uma série de incentivos fiscais para a criação de produtos. Marcas como Honda, Yamaha, BMW, Kawasaki e Harley também têm suas fábricas lá.
Algumas marcas apenas montam as motos em Manaus - em regime CKD, onde recebem as motos desmontadas em kits do exterior. É o que deve acontecer com a Voltz, que até então apenas importa modelos da China - mas já promete 'produção 100% nacional' em casos como o do Miles.
Previsão do tempo, redes sociais e mais: como é o scooter super conectado