A chegada dos novos regulamentos antipoluição na Europa, o Euro 6, pode significar o fim das motos 2 tempos! Inclusive, nos modelos restritos às competições.
A família de motos 2 tempos de enduro da KTM parece estar com os dias contados. A razão é a referida nova regulamentação, que pode impor um fim de linha aos modelos.
Tudo aponta que a linha EXC 2025 da marca austríaca será a última a ser lançada com a configuração de motor 2 tempos. Isso significa que as versões das subsidiárias Husqvarna e GasGas também sairão de linha.
Em qualquer caso, ainda teremos que esperar para saber como a marca pode reagir. Mais do que isso, a KTM pode estar buscando soluções para manter viva a sua linha de motos 2 tempos.
A marca KTM tem sido um expoente quando o assunto é off-road. E, claro, os motores 2T tem sido uma família importante, ainda viva, dentro da marca. Nos últimos anos, a fabricante tem sido uma das que mais lutou para continuar produzindo.
Aqui no Brasil, os modelos com motor 2T de rua se despediram ainda na virada dos anos 2000. Contudo, até o momento, ainda seguem vivos no mercado de motos fora de estrada e pequeno volume de vendas.