O processo para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é lento, complexo, burocrático. E caro. Por isso surgiu o projeto que pode dar fim às autoescolas, facilitando o acesso à carta.
O Projeto de Lei é de autoria da senadora Kátia Abreu e busca reduzir os custos para obter a CNH. Hoje, a Carteira custa mais de R$ 3 mil em muitos estados e 80% desse valor vai para aulas obrigatórias em autoescolas.
Ao invés de fazer 20 horas de aula prática na autoescola, o aluno contrataria um 'instrutor idependente', que deve ser credenciado junto ao Detran estadual. Depois, faria a prova.
Sim, as provas seriam mantidas normalmente. Primeiro o aluno faria a teórica e então, depois das aulas independentes, a prática de direção (ou pilotagem).
O projeto tem dividido opiniões, inclusive na enquete do Senado (foto). Uns acham que ele irá facilitar o acesso à CNH, enquanto outros acreditam que irá comprometer a qualidade do processo atual.
Por enquanto, o PL nº 6485/2019 ainda está parado com a relatoria do Senado, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Ele pode ser levado adiante ou não, sem qualquer certeza de que seja aprovado futuramente.
Melhores games de moto para curtir no PC, console e smartphone