Desde 2019, as motos 0km vendidas no Brasil precisam ter um sistema auxiliar de frenagem, ABS ou CBS (o segundo apenas em motos de até 300cc). Você sabe o que muda entre eles?
Apesar dos nomes parecidos, os dois sistemas são completamente diferentes. O ABS é muito mais seguro, mais complexo e também mais caro. Por isso, não está disponível em alguns modelos.
Nos ABS (Anti-lock Braking System, ou sistema de freios antitravamento) a roda nunca trava, mesmo ao frear com muita força. Assim, evita que o piloto perca o controle da moto (ou até caia) ao derrapar.
A BMW K100 foi a primeira moto do mundo com ABS, em 1988. Felizmente, hoje a tecnologia está disponível até em pequenos scooter de 125cc.
Já o sistema CBS (combined brake system) é muito mais simples. Aqui, quando você aciona o freio traseiro parte da frenagem vai para a roda da frente, mais eficiente para parar a moto. É só isso.
Isto porque a forma mais eficiente de parar uma moto é usando os dois freios ao mesmo tempo (jamais apenas o traseiro). Ou seja, o sistema está basicamente 'educando' o motociclista a frear melhor.
Atualmente, por lei todas as motos 0km do Brasil com mais de 300cc têm ABS. Outras menores também possuem, como Fluo 125, Crosser 150, Fazer 250, Lander, XRE 190 e Haojue NK 150.
Muitos modelos de até 300cc ainda usam o CBS, mais barato. Por exemplo: CG 160 (todas), Elite 125, Pop, Biz 110i e 125; Neo, Factor 125i, Factor 150, Fazer 150; Dafra Cruysim.
Se possível, opte sempre pelo ABS (ainda que só numa roda, como na Crosser 150). Ele fará uma diferença enorme numa situação de emergência, lhe trazendo muito mais segurança.