Quando o militar T. E. Lawrence foi fatalmente ferido em um acidente motociclístico em 1935 na Primeira Guerra Mundial, seu médico percebeu que sua vida poderia ter sido salva se ele estivesse usando um capacete de moto.
A primeira motocicleta foi projetada em 1885, pelos futuros fundadores da Mercedes. A partir daí nasceram as primeiras motos e as primeiras marcas, como Harley, Triumph, Indian e Norton.
Já em 1914, um físico britânico começou a atender pacientes com lesões produzidas por acidentes de motocicleta. Como consequência do grande número de feridos, surgiu a ideia de desenvolver um capacete para cobrir a cabeça.
Tudo começou a mudar em 1935, com a morte do famoso oficial do exército britânico TE Lawrence. O militar era um herói nacional e morreu em consequência dos ferimentos sofridos em um acidente de moto.
Após a tragédia, o capacete passou a ser obrigatório para os motociclistas do Exército Britânico, o primeiro órgão a exigir o uso do equipamento de forma oficial.
A partir dos anos 50, as grandes marcas iniciaram o processo de fabricação de capacetes de moto para a população. Estes capacetes possuem um design moderno, que ofereciam segurança.
Os capacetes de moto atuais podem ser feitos em diversos materiais, desde plásticos injetados de alta resistência até fibras, como de carbono. Ainda podem ser tricompostos, alcançando um nível de segurança inimaginável até pouco tempo atrás.