Honda e Yamaha estão entre as poucas que desenvolvem produtos para o nosso país – ao invés de ‘apenas’ oferecer aqui modelos criados no exterior. E muitos deles já surpreenderam pela eficiência, criatividade e qualidade. Vamos relembrar alguns.
Certamente, um dos maiores cases de sucesso da Yamaha em sua ‘era moderna’ aqui no Brasil. O destaque ficava a cargo do motor SOHC de 249 cm³, com cilindro em cerâmica e pistão em alumínio, além da injeção eletrônica.
O conceito foi simples, mas brilhante: manter a identidade da C100 (marcada pela praticidade, chassi underbone e embreagem ‘automática’), porém com visual suave e mais espaço sob o banco.
A moto alcançou sucesso, especialmente pelo preço acessível e robustez, ganhando popularidade em regiões mais remotas e até uso em fazendas. Anos mais tarde o modelo ganharia o Brasil durante o boom do delivery, já na era pós-pandemia.
O modelo surgiu em 2011, aproveitando a base mecânica da bem-sucedida XTZ 250 Lander – que, por sua vez, era baseada na já citada Fazer 250. Porém, para fazer jus ao nome, o novo modelo tinha visual próprio, inspirado na icônica Tenere 1200Z.
Ao invés de atualizar a CRF 230F, a Honda preferiu fazer uma moto completamente nova. Da 230F, a nova CRF 250F herdou apenas a sigla 'CRF'.
Lá em 2014 ela surpreendeu ao lançar a YS 150 Fazer, um modelo inesperado para quem já tinha no lineup a bem-aceita YBR 125 Factor. A marca foi criativa e colheu bons frutos por isso.
Menor modelo da linha YFZ-R, a pequena esportiva é um sucesso em inúmeros países e foi o principal lançamento da marca por aqui em 2023. Isso porque a R15 apresenta um nível de construção inédito para as motos de baixa cilindrada aqui no Brasil.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!