A DAX surgiu com a ST 50 em 1968, época em que as mini motos da Honda passaram a fazer sucesso em todo o mundo - no Brasil, inclusive. Do Japão foi para Europa, Estados Unidos e Canadá.
A DAX surgiu com a ST 50 em 1968, época em que as mini motos da Honda passaram a fazer sucesso em todo o mundo - no Brasil, inclusive. Do Japão foi para Europa, Estados Unidos e Canadá.
Ao longo das décadas teve várias versões, de até 90cc. A mais duradoura foi a ST 70, que sobreviveu na Europa até 2000... num hiato que só acabou em 2022, com o lançamento da DAX 125.
O novo modelo buscou honrar todas suas heranças. Assim, tem pneus balão, rodas pequenas, banco reto, farol redondo e o tradicional chassi que comporta o tanque de combustível. É muita nostalgia!
Claro que a DAX é tão pequena quanto a antiga, com apenas 1,7m de comprimento (10cm mais curta que uma Pop). Tem rodas 12" e, em tese, pode levar dois adultos nos passeios.
O motor é o mesmo usado em outros modelos da marca, como a SuperCub. Tem 124cc e entrega 9,4 cv de potência e 1,1 kgf.m de torque. O câmbio tem 4 marchas, como na Biz. Assim, promete fazer 64 km por litro!
O projeto é, de fato, atual. Tem painel em LCD, freio ABS na dianteira, luzes em LED e suspensão dianteira invertida.
Na Europa, esta moto Honda custa 4.190 euros (R$ 22 mil). É um pouco mais caro que modelos que conhecemos bem, como o PCX (3.250 euros). Infelizmente, o DAX não deve vir ao Brasil.
Quais os equipamentos certos para andar de moto sem medo