A XL foi uma família de motos da Honda que fez muito sucesso, especialmente nos anos 1970 e 1980 - incluindo no Brasil, com modelos como a 250 R. E a Honda quis reviver um pouco desta história...
Então a marca decidiu aproveitar a oportunidade e relembrar outro sucesso de seu passado, a Elsinore MT250 (foto). Assim, a moto de competições off road e as XL inspiraram a criação de uma nova motocicleta....
E assim nasceu a XL 230, em 2002. O modelo é totalmente saudosista, uma verdadeira homenagem às famosas Honda XL e Elsinore. Foi vendido basicamente no Japão.
A base do modelo nós conhecemos bem. Seu motor, por exemplo, é muito parecido com o que equipou XR 200, CRF 230F e CBX Strada por aqui. Na XL, entregava 18 cv e 1,9 kgf.m de torque.
A XL 230 parece mesmo uma moto dos anos 1970. Tem tanque pequeno, banco plano, longas suspensões duplas traseiras, pneus de cravos baixos, farol redondo, escape longo. Até o tom de vermelho era o mesmo da época.
Como se tratava de um modelo saudosista, a Honda não se importou em levá-lo a muitos países ou trabalhar volume de vendas. Queria apenas homenagear outras motos clássicas. No Japão, custava cerca de 349 mil ienes (R$ 12 mil) na época.
Yamaha XT 500: motos que mudaram o mundo