Você já deve ter ouvido falar da NR 750, certamente um dos produtos mais ousados quando falamos em moto Honda. Um modelo famoso pelo nada convencional motor V4 com pistões ovais e muito cobiçado, que teve apenas 300 unidades produzidas!
A origem da Honda NR 750 e seu motor com pistões ovais remete à NR 500. Trata-se de uma moto de 4 tempos que nasceu com esse curioso propulsor diferente para encarar as mais potentes máquinas de 2 tempos nas competições de motovelocidade.
Foi com esse legado da moto das pistas, que a NR 750 foi lançada em 1991, em edição limitada a 300 exemplares. Em teoria, seu motor com pistões ovais trazia uma série de vantagens (e roncava alto, claro).
Os pontos positivos do propulsor, em teoria, eram mais espaço para mais válvulas e menos atrito interno, resultando em maiores velocidades. Mas na realidade, o resultado foi bem diferente…
Esse design trouxe problemas à vedação das câmaras de combustão. Além disso, os custos de peças da nova unidade eram bem maiores. Por exemplo, somente um dos cilindros duplos tem preço de cerca de 4.200 euros (nos anos 1990!).
A própria Honda aposentou o projeto da NR 750 ao investir na CBR 900 Fireblade. Seu motor maior e mais simples, de 4 cilindros em linha e 892 cm², entregava 3 cv a mais de potência. E com ele a esportiva custava um terço da 750. Era o fim da NR.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!