A marca de motos Shineray está sendo processada pela Honda. Isso já rolou no passado e chegou a render R$ 130 milhões em indenização. Mas e agora, o que motivou a ação?
A chinesa é acusada de ter copiado a Honda Biz, protegida por direitos autorais, ao lançar a Ray 50 (foto). De fato, o design das duas são muito próximos, inclusive em detalhes.
O lançamento aconteceu em maio de 2022 e o processo iniciou em junho. Enquanto o julgamento não sai, vale a decisão preliminar que impede a 'fabricação, comercialização, exibição, distribuição, promoção e divulgação' da Ray 50.
O processo segue tramitando, na Justiça do Estado de São Paulo, ainda sem decisão final. Até aqui, na 2º instância, o relator acatou os argumentos Honda, entendo que há semelhanças entre os modelos perceptíveis a um cidadão comum.
Em casos anteriores já deu ruim. Em 2017 a Honda venceu um processo contra a Shineray, acusando a Max 150 (foto) e Explorer 150 de serem cópias das CG e Bros. A multa chegou à casa dos R$ 130 milhões.
Na ocasião, o valor da indenização era relacionado ao que a Shineray ganhou com as vendas das Max 150 e Explorer 150 no período de 2012 a 2017.
Antes disso, em 2016, a Honda já havia acusado o Sun 150 (foto) de ser uma cópia do PCX 150. Na sentença, a Shineray teve de suspender as vendas do scooter.
Preço de CG: as motos da Royal Enfield já confirmadas ao Brasil em 2023