Que o capacete é um item obrigatório para rodar de moto no Brasil, todo mundo sabe… Mas, nem todos podem estar por dentro das mais recentes exigências sobre o equipamento.
Vale destacar que, primeiramente, nada mudou sobre a lei de uso do capacete. Contudo, nem todo mundo pode lembrar a risca às exigências básicas. Por isso, vamos conferir alguns aspectos importantes.
Um capacete para estar de acordo com a legislação brasileira, com as fitas refletivas nas posições laterais, traseira e frontal. Além disso, condições de travamento da cinta jugular. E, mais importante, ter o selo de certificação do INMETRO.
É possível verificar se o selo está de acordo com o capacete ou se trata-se de uma falsificação. Isso pode ser feito através do link do INMETRO aferindo se o número de lote e se demais informações conferem com o item.
Conforme orientação da área técnica do INMETRO, o item de segurança não possui validade. É um produto não perecível, ou seja, um bem durável. Contudo, o item deve ser substituído após qualquer choque, mesmo que não haja danos visíveis.
Se um capacete tem um selo de certificação do INMETRO, ele é um item legalizado para rodar no país. Porém, evite os modelos abertos, que deixam o rosto exposto. São menos seguros.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!