São sete da manhã, você está atrasado para o trabalho ou àquele esperado passeio com amigos, pressiona o botão de partida e não tem ninguém em casa. E agora?
Ligar a moto no frio, especialmente em manhãs, pode ser uma tarefa árdua e suada. Como ninguém está livre de imprevistos separamos algumas dicas que podem ajudar.
Caso a moto não ligue, logo pensamos em fazê-la pegar no tranco. Tente apenas se tiver certeza de que a falha seja no sistema elétrico de partida. Desse modo, quem optar pelo tranco deve deixar a moto em segunda marcha.
Muito cuidado com as chamadas “chupetas”, afinal há o risco real de tocar fogo na motocicleta. Ligar a moto no frio pode ser um problema, mas tenha sempre cuidado para não criar outros.
Além da bateria, responsável por alimentar o sistema elétrico da motocicleta, é preciso estar atento ao estado de conservação das velas.Se sua bateria estiver com problemas a melhor forma de “recuperá-la” é dar uma carga lenta.
Longos períodos em desuso serão prejudiciais à motocicleta. Ligue-a constantemente, mas caso seja preciso deixá-la mais de uma semana parada, desconecte a bateria – e se for carburada esvazie o carburador.