O Brasil é um dos maiores mercados de motos do mundo. A cada ano, cerca de 1,4 milhão novas de unidades chegam às ruas. Mas de quais marcas?
Historicamente, o mercado é dominado pelas japonesas Honda e Yamaha. Primeiras e se instalar no país, detém mais de 90% das vendas, mas engana-se quem pensa que há somente elas atuano no Brasil.
Atualmente, há mais de 20 marcas de motos ativas no Brasil. Algumas têm fábricas próprias, enquanto outras são representadas por terceiros. Bora conhecer todas!
Focadas em produtos premium de alta cilindrada, há BMW, Ducati (foto), Harley-Davidson, KTM, Kawasaki, Suzuki e Triumph, todas com montagem local de suas motos.
Também há as marcas brasileiras: Avelloz, MXF, Pro Tork, Sousa Motos, Voltz (elétricas) e Dafra (foto), a maior delas. A maioria apenas compra motos do exterior e as monta aqui, sob suas próprias marcas.
O mercado também tem espaço para chinesas, basicamente a Haojue (representada pela JTZ, junto de Suzuki e Kymco) e Shineray.
Ainda há espaço para marcas que fazem motos em um único estilo. É o caso das Kymco e Piaggio, que comercializam apenas scooters, e da Royal Enfield (foto), que aposta nas clássicas.
E ainda nem citamos as tradicionais Honda e Yamaha! Com opções de 110cc a 1800cc, são as marcas com maior lineup no país. A cada 10 motos vendidas aqui, 9 são delas.
Para fechar, as novas marcas de motos presentes no Brasil. Bajaj (foto) e MV Agusta já começaram suas vendas. Em breve, virão Fantic e Zontes, representada pela JTZ. Quem mais deve vir para a lista?
Bajaj: 5 coisas que você não sabia sobre a nova marca de motos do Brasil