Atualmente, as motos de 310 cc da BMW no Brasil (a trail GS e a naked R) reinam sozinhas no pequeno nicho, mas em breve elas irão ganhar concorrentes diretas. Vai ser em 2023!
Estamos falando da Zontes, uma grande fabricante chinesa que será representada no Brasil pela JTZ (que já trabalha com Suzuki, Haojue e Kymco).
A marca aposta alto no nicho das motos de 310cc e tem opções em vários nichos: trail, scooter, naked, scrambler e até uma moderna cruiser. Porém, aqui vamos focar nas duas concorrentes diretas da BMW (310 R e T)
O motor da Zontes tem uma receita parecida com o da BMW: um cilindro, 312cc, arrefecimento a líquido. Produz 35 cv e 3 kgf.m de torque. A BMW, com 313cc e cilindro 'invertido', entrega 34 cv e 2,8 kgf.m.
A 310T é interessante. Tem painel TFT, conectividade com smartphone, freios ABS da Bosch, iluminação full LED e até smartkey. Ainda, pode sair da loja com rodas raiadas ou de liga leve.
Já a GS 310 é um produto mais simples, com painel em LCD, rodas apenas de liga e chave convencional. Seu diferencial está no visual, propositalmente pensado para lembrar as grandes aventureiras da BMW.
A Zontes 310R joga suas fichas no design agressivo e pontiagudo - com direto a suporte de placa sobre a roda. Tem ABS da Bosch e smartkey, mas a tela é LCD - mais simples e sem conectividade.
A naked BMW G 310 R levou dois anos para ser atualizada no Brasil, ganhando novo visual e luzes em LED. Promete desempenho um pouco aquém da Zontes: tem 1 cv a menos de 13 kg a mais (158 kg).
Na Europa, as Zontes ficam na casa dos 5 mil euros (R$ 25,8 mil), custando cerca de 20% menos que as BMW. Aqui, a GS 310 sai por R$ 37.990, enquanto a 310R custa R$ 34.990.
Por enquanto, ainda não sabemos quais modelos a Zontes trará ao Brasil e nem quanto eles irão custar por aqui. A marca deve desembarcar no país no início de 2023.
Famosa pelos carros, marca francesa lança novo scooter na Europa