O mercado das motos de 300cc não para de crescer. Além das conhecidas MT 03 e CB 300 (desde a mais simples F até a atual R), outra opção chama a atenção pelo conjunto e baixo preço.
A bola da vez é a 300 AC, recentemente atualizada, da chinesa Voge. A marca é a divisão premium da Loncin, fabricante de números gigantescos e famosa por produzir motores para marcas mais tradicionais, como BMW.
Para ganhar mercado, ela promete mais por menos. Na Europa, custa 35% menos que uma MT 03, saindo por aproximadamente 3.800 euros nas lojas (R$ 21 mil em conversão direta). Também é mais barata que a CB 300R NSC.
A nova moto 300 cc chinesa tem iluminação full-LED, tomada USB, freios ABS da Bosch e painel completo em LCD. Já as suspensões contam com garfo invertido na dianteira. É um bom conjunto.
Mas seu diferencial fica mesmo a cargo do visual. Com inspiração scrambler, ela aposta na pegada retrô, com linhas saudositas, traseira curta e componentes à mostra. Também lembra as Honda Neo Sports Cafe, por exemplo.
Apesar dos pontos fortes, também há alguns 'poréns'. O maior é o desempenho, já que seu motor de um cilindro gera 'apenas' 28 cv de potência. Está acima da CB 300R NSC (26 cv) mas bem longe da MT 03 (42 cv).
A Voge 300 AC já está no mercado desde 2021 e aos poucos conquista seu espaço. Porém, não deve vir ao Brasil tão cedo, já que os esforços estão focados na Europa.
Nova moto pequena da Harley é basicamente a cópia de uma italiana