A nova XR 300L Tornado é o principal lançamento da Honda em 2024. Porém, será que a motocicleta brasileira deixa a desejar frente a CRF 300 à venda no exterior? Compare as duas.
A CRF 300 é uma trail de média cilindrada, à venda desde 2020. Disponível em muitos países e regiões, é uma 'off-road raiz'. Refinada, tem suspensão Showa e motor a líquido, por exemplo.
Em comum, nova Tornado e CRF 300 compartilham o mesmo nicho: são aventureiras que buscam o melhor equilíbrio entre tamanho, peso e potência. Motos para enfrentar tanto o asfalto quanto as estradas de terra.
A CRF 300 tem motor monocilíndrico DOHC de 286 cm³, com refrigeração a líquido. O propulsor desenvolve potência máxima de 26,9 cv e torque máximo de 2,8 kgf.m.
Já a nova Tornado tem o mesmo motor da Sahara. Trata-se de um monocilíndrico SOHC de 293,5 cc, com refrigeração a ar. Com novo filtro de ar gera 24,8 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque.
Assim, a CRF é superior em termos de potência e desempenho. Também, nas suspensões, com garfo dianteiro invertido. Já a Tornado leva vantagem na iluminação full-LED e painel completo.
A CRF é superior, mas mais cara. Na Europa, custa 5.950 euros, cerca de R$ 35.600 em conversão direta. Já a Tornado 300 tem preço sugerido de R$ 27.690, mesmo valor da Sahara Rally.
Veja como anunciar sua moto gratuitamente!